Pós Graduação em Antropologia Intercultural

A Pós Graduação Lato Sensu em Antropologia Intercultural é promovida pelo Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA em parceria com o Instituto Antropos.  É oferecida em sistema modular presencial na cidade de Manaus/AM com um total de 420 h/a e orientação para o desenvolvimento do trabalho final (TCC). É ministrada por doutores, mestres e especialistas, todos com amplo conhecimento teórico em suas áreas e prolongada experiência em ambientes interculturais. 

As relações interculturais entre povos e segmentos sociais seguem um processo que envolve códigos, visões de mundo e estruturas complexas. A compreensão de tais elementos é um passo inicial, e primordial, em direção a uma relação frutífera e útil. A Antropologia Intercultural tem sido, acadêmica e historicamente, uma preciosa ferramenta para o estudo, compreensão e relação dos parâmetros que identificam as diferentes formas humanas de organização, pensamento e vivência.

A Pós Graduação em Antropologia Intercultural objetiva ampliar o conhecimento e promover ações antropologicamente respaldadas em ambiente de interculturalidade. Em face das naturais demandas e desafios de comunicação, compreensão e relacionamento com grupos e segmentos socioculturais distintos, pretendemos capacitar os participantes para estudos e ações pautados em princípios antropológicos e uma visão mais aproximada do outro. 

O curso visa ampliar a capacidade analítica, acadêmica e de produção de pessoas que lidam com ambientes interculturais, sobretudo entre as populações indígenas e ribeirinhas. Pretendemos, assim:

Introduzir o participante no ambiente da Antropologia geral com os princípios norteadores dos estudos interculturais;

Fornecer informações antropológicas, etnográficas e etnológicas, para o estudo e compreensão dos códigos culturais de comunicação;

Trabalhar os conhecimentos obtidos aplicando-os no diálogo intercultural;

Capacitar o participante para o desenvolvimento de um trabalho acadêmico e profissional no ambiente intercultural que possa desembocar em um relacionamento dialógico e relevante.

Este curso destina-se a estudantes, pesquisadores, coordenadores de projetos comunitários, missionários, antropólogos e profissionais graduados que visam desenvolver o conhecimento antropológico, especialmente em relação as populações indígenas e ribeirinhas. Também, esta pós-graduação objetiva capacitar aqueles que de alguma forma interagem com o conhecimento antropológico intercultural. 

É neste cenário que a Pós Graduação Lato Sensu em Antropologia Intercultural pretende contribuir para que seus participantes se tornem profissionais e estudiosos mais aptos para estudar, comunicar, interagir e promover frutíferas relações em ambientes distintos social e culturalmente. 

Prof. Isabella Diniz Duarte

Coordenadora da Pós Graduação Lato Sensu

Secretaria de Pós-Graduação/ UniEVANGÉLICA
Av. Universitária Km 3,5 – Bloco F
Fone: (0xx62)3310-6656 / Fax: (0xx62) 3310-6636
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.