Apresentação do Curso

Nome do Curso – Antropologia Intercultural - Área de Conhecimento (CNPQ) – 7.03.01.00-00 – Antropologia

Iniciativa

A Pós Graduação lato sensu em Antropologia Intercultural é promovida pelo Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA em parceria com o Instituto Antropos.  

Formato

Sistema modular presencial na cidade de Manaus/AM com blocos de três semanas cada, em março e outubro,  com um total de 420 h/a e orientação para o desenvolvimento do trabalho final (TCC). 

Professores

O corpo docente é formado por doutores, mestres e especialistas, todos com amplo conhecimento teórico em suas áreas e prolongada experiência em ambientes interculturais. Maiores informações na sessão “Professores”.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do curso está organizado em três módulos: conceitual, instrumental e temático. Cada módulo tem um objetivo específico. 

Justificativa

As relações interculturais entre povos e segmentos sociais seguem um processo que envolve códigos, visões de mundo e estruturas complexas. A compreensão de tais elementos é um passo inicial, e primordial, em direção a uma relação frutífera e útil. A Antropologia Intercultural tem sido, acadêmica e historicamente, uma preciosa ferramenta para o estudo, compreensão e relação dos parâmetros que identificam as diferentes formas humanas de organização, pensamento e vivência.

Objetivos gerais

A Pós Graduação em Antropologia Intercultural objetiva ampliar o conhecimento e promover ações antropologicamente respaldadas em ambiente de interculturalidade. Em face das naturais demandas e desafios de comunicação, compreensão e relacionamento com grupos e segmentos socioculturais distintos, pretendemos capacitar os participantes para estudos e ações pautados em princípios antropológicos e uma visão mais aproximada do outro. O curso visa ampliar a capacidade analítica, acadêmica e de produção de pessoas que lidam com ambientes interculturais, sobretudo entre as populações indígenas e ribeirinhas. É neste cenário que a Pós Graduação Lato Sensu em Antropologia Intercultural pretende contribuir para que seus participantes se tornem profissionais e estudiosos mais aptos para estudar, comunicar, interagir e promover frutíferas relações em ambientes distintos social e culturalmente. buy lorazepam 1mg  

Objetivos específicos

Introduzir o participante no ambiente da Antropologia geral com os princípios norteadores dos estudos interculturais;

Fornecer informações antropológicas, etnográficas e etnológicas, para o estudo e compreensão dos códigos culturais de comunicação;

Trabalhar os conhecimentos obtidos aplicando-os no diálogo intercultural;

Capacitar o participante para o desenvolvimento de um trabalho acadêmico e profissional no ambiente intercultural que possa desembocar em um relacionamento dialógico e relevante.

 

Público

Este curso destina-se a estudantes, pesquisadores, coordenadores de projetos comunitários, missionários, antropólogos e profissionais graduados que visam desenvolver o conhecimento antropológico, especialmente em relação às populações indígenas e ribeirinhas. Também, esta pós-graduação objetiva capacitar aqueles que de alguma forma interagem com o conhecimento antropológico intercultural.