Categorias
Led

Vida útil da lâmpada led: Sabia que os modelos variam na durabilidade?

Quanto tempo dura a vida útil de uma lâmpada led? Há diferenças em durabilidade entre os modelos disponíveis no mercado?

É um mito pensar que a vida útil da lâmpada led é 50 mil horas. Isto porque os modelos podem variar bastante conforme atributos como: Composição, tipo de dispositivo, forma de uso, entre outros fatores.

Em comparação com lâmpadas incandescentes e fluorescentes os leds duram mais na prática. Isto é inegável.

Especialistas concordam ao afirmar que a vida útil dos leds varia de 20 mil a até 150 mil horas, enquanto as lâmpadas tradicionais tradicionais não ultrapassam o valor de 35 mil horas.

Normalmente, se as lâmpadas de led forem ligadas por 8 horas diárias podem durar mais de 10 anos antes de haver necessidade de substituição.

A tabela abaixo mostra como a vida útil da lâmpada led é superior na comparação com concorrentes:

  • Lâmpada led: Até 150 mil horas;
  • Lâmpada fluorescente: Até 35 mil horas;
  • Lâmpada HID: Até 25 mil horas;
  • Lâmpada fluorescente compacta: Até 20 mil horas;
  • Lâmpada de halogênio: Até 4 mil horas;
  • Lâmpada incandescente: Até 2 mil horas.

A natureza durável das luzes leds sobre lâmpadas fluorescentes ou incandescentes as torna ideais em ambientes comerciais, incluindo instalações de fabricação e armazéns.

Lâmpadas leds são as mais seguras

Já não é novidade que o mercúrio está contido nas lâmpadas fluorescentes e se elas quebrarem podem expor as pessoas ao redor da área a esse elemento nocivo para a saúde humana.

No entanto, a exposição a uma pequena quantidade não é tão arriscada, mas com o tempo pode causar distúrbios neurológicos e comportamentais, conforme indicam as principais pesquisas acadêmicas a respeito do assunto.

Em contrapartida, os leds são seguros aos seres humanos e ao meio ambiente, pois estão livres de mercúrio e dióxido de carbono.

Menos calor no ambiente

Outro fator que precisa ser considerado é a redução dos riscos de ocorrência de um incêndio.

Isso ocorre porque menos calor é emitido por leds que operam em sistemas elétricos de baixa tensão, o que evita o superaquecimento que danifica aparelhos e resultam em riscos de vida.

Você consegue utilizar a iluminação led em qualquer lugar da sua empresa comercial. Pode usar em espaço do escritório, estacionamento, sala de exibição de arte, entre outros locais. Assim, a versatilidade torna led uma boa opção para uso interno e externo.

As luminárias não apenas ajudam a iluminar a sala, mas também torna o cômodo mais atraente. Você pode encontrar modelos de designs diferentes, com objetivo de oferecer o melhor apelo estético.

No entanto, leds não perdem o foco do objetivo de serem eficientes em termos energéticos, com economia de custos e minimização da produção de calor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *